sexta-feira, 21 de março de 2008

Memorial do Holocausto


O Memorial do Holocausto é um projeto de Peter Eisenman localizado em Berlim, Alemanha, no coração da capital, entre o Portão de Brandemburgo e a Praça Potsdamer Platz. De 1961 até 1989, passava exatamente ali o alinhamento do ”Muro” construído pela RDA (sigla utilizada para designar a Alemanha Oriental) entre as partes ocidental e oriental de Berlim. Durante a Segunda Guerra Mundial, estava no mesmo local o abrigo antiaéreo do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels. Está assim no centro da cidade e cercado pela História, esse recém criado lugar de recordação dos seis milhões de judeus que foram assassinados nos campos de concentração dos nazistas.
A obra foi inaugurada no dia 10 de maio de 2005 após dois anos de construção.
A intenção do projeto é muito mais do que criar algo belo de ser visto, é despertar nas pessoas que atravessam suas ruas onduladas e estreitas sentimentos, percéptos e insegurança, remetendo-as à história do local.
Apesar de estar no centro da cidade, o campo de lápides de 19l.000 metros quadrados é um lugar de recolhimento. Visto de cima, os 2.711 blocos de concreto parecem um campo ondulado de pedras, são blocos de 2,38m (7,8') de comprimento por 0,95m (3' 1,5") de largura e altura variada desde 0,2m até 4,8m (de 8" a 15'9"). Não há uma entrada, um meio, um fim. É uma escultura transitável. Palavras de Peter Eisenman sobre a obra: ”Ele deve ser tão silencioso como uma pessoa em Auschwitz”; “De acordo com o texto do projeto de Eisenman, os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade”.

Quem sou eu

Este blog tem como objetivo estudar e discutir os arquitetos contemporâneos. Analisando suas ideologias e tendências arquitetônicas para então conhecer a fundo o seu estilo.