segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os diagramas digitais de Greg Lynn

Diagrama da Slavin House

Diagrama da Embriological Housing

Greg Lynn é conhecido por ter sido um dos primeiros arquitetos a introduzir o computador como importante instrumento de concepção na arquitetura.
Analisando os diagramas digitais, Greg Lynn afirma que “os diagramas não deveriam ser entendidos como idéias instrumentalizadas, mas como técnicas conceituais que antecedem qualquer tecnologia particular”. Para Lynn os diagramas digitais não têm função de transparecer o uso da estrutura física dos espaços ou as funções por eles determinadas, mas revelar organizações virtuais.
O arquiteto faz-se uso dos diagramas como um meio de criação-operação-representação de relações espaciais/transformações formais que incorpora a processualidade.
“Em Greg Lynn, o diagrama é o frame, instante formado por energia potencial e cinética que, por conseguinte, origina outros frames, e no todo, suas Animate Forms.”
Através dos diagramas Greg Lynn chega à sua arquitetura fluida, chamada de topológica ou arquitetura líquida. Tal nome se da por a arquitetura se configurar através de superfícies envoltórias, maleáveis, fluidas, aonde não se sabe o que é teto, piso e parede, que são, na verdade, superfícies contínuas. Sua estrutura é na verdade uma grelha rígida convencional aprimorada, adquirindo flexibilidade, maleabilidade, fluidez e mutabilidade.

Quem sou eu

Este blog tem como objetivo estudar e discutir os arquitetos contemporâneos. Analisando suas ideologias e tendências arquitetônicas para então conhecer a fundo o seu estilo.