quarta-feira, 26 de março de 2008

Arquitetura da Diferença


"Uso o diagrama não como forma, mas como idéia. Tento encontrar algo que funcione como diagrama para gerar algo a partir das condições que não poderia ter previsto anteriormente. O diagrama é diferente em cada caso. A mudança, ou o uso, da concepção do diagrama tem evoluído de diagramas mais simples até outros mais complexos. Meus projetos sempre surgem de uma idéia sugerida pelo programa, ou do lugar e sua história. Sempre deve se contar com uma idéia prévia sobre o motivo pelo qual se está solucionando um problema." (Peter Eisenman)

Peter Eisenman utiliza-se de conceitos, sua forma de projetar é a partir de um diagrama, o qual não é, primeiramente, um projeto. É uma forma de texto. Eisenman constrói um discurso estruturante para tentar provar as formas. A arquitetura desconstrutivista não é igual para os arquitetos. Não existe uma base conceitual, a arquitetura busca criar perceptos. Quanto mais se aproxima da arte, cria novos perceptos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Este blog tem como objetivo estudar e discutir os arquitetos contemporâneos. Analisando suas ideologias e tendências arquitetônicas para então conhecer a fundo o seu estilo.